domingo, 22 de janeiro de 2012

Inclusão Digital vs Ócio Digital

Uma coisa que tem me intrigado ultimamente é o equivoco dos brasileiros em relação ao uso da internet. Hoje em dia se fala muito em inclusão digital, mas fico me perguntando que tipo de inclusão é essa? Depois que começou esse papo, houveram vários programas governamentais para por isso em pratica. Aí vai lá põe computador pra todo lado, em bibliotecas, escolas, CEUs (centors educacionais criados no governo Marta Suplicy) e por aí vai, sem contar as milhares de Lan Houses que surgem em todo lugar. Aí você vai na biblioteca, não tem fila para empréstimo de livro, nem está cheia de gente estudando, mas sempre tem fila para usar o computador ou então vai na Lan House, nunca está vazia. Agora se pregunta quantas pessoas estão ali realmente fazendo algo de útil na internet...

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo, mas ainda com um pensamento de país subdesenvolvido, a maioria das pessoas usam a internet por motivos fúteis, para passar o tempo, para ficar conectados a redes sociais e fazer pesquisas que muitas vezes conduzem para caminhos errados, principalmente no que diz respeito a saúde, ou vai dizer que você nunca consultou o nome de um remédio pela internet ou tirou dúvidas sobre uma doença da mesma forma? Isso é errado? Não no todo, mas é preciso ter cuidado...tem gente que há anos não abre um livro e pesquisa tudo na internet, mas nem tudo que é publicado na internet é confiável (alias grande parte não é) e se você não tem parâmetros para distinguir o certo do errado, ou conhecimento suficiente para confrontar com informações vindas da net, a sua situação chega a ser perigosa. Hoje em dia tem gente que faz consulta de tudo online, tratam de várias doenças, criam filhos, viajam pelo mundo e muitas não tem o mínimo conhecimento de nada. Já vi até pessoas discutindo sobre um determinado lugar, sendo que uma conheceu o mesmo pessoalmente, e a outra só conhecia pela internet ( e haja Google Street View). Mas o pior ainda não é isso, entre numa Lan House e veja quantas pessoas estão pesquisando, quantas estão fazendo trabalho de escola, quantas estão procurando emprego e compare com a quantidade de pessoas que estão postando foto no Orkut|Facebook, seguindo alguma "celebridade" ou algum idiota (as vezes da mesmo) no twitter, vendo vídeos idiotas no Youtube, jogando online, enfim navegando por uma rede social qualquer ou vendo qualquer bobagem. Com certeza o números de "desocupados cibernéticos" é maior. Ai eu me pergunto é para isso que serve a tal inclusão digital ? Alguém acha que estou exagerando...tudo bem...mas dá uma olhadinha nos trend topics do Twitter, a brasileirada ta sempre lá e quase sempre com algo banal, como um 'Cala boca Galvão' ou a tal da Luiza (por sinal que historinha mais idiota) e aí vocês acham que essas coisa são super acessadas porque o mundo inteiro está acompanhando as bobagens brasileiras? Acho que não, essas coisas chegam ao topo porque tem muito brasileiro desocupado com acesso a internet. É que nem a história do gol mais bonito do ano escolhido pela Fifa, porque o Neymar ganhou e não o Rooney (alias que golaço) ou o Messi, porque o gol foi escolhido pelos internautas e provavelmente havia mais brasileiros votando pela internet, do que Ingleses, Espanhois ou Argentinos (que provavelmente deveriam estar usando a internet para algo mais útil).

Outro dado que vale a pena ressaltar é fato das crianças brasileiras estarem entre as que começam a navegar pela rede mais precocemente. Muitos podem achar isso ótimo, sinal de como nossas crianças estão espertas. Mas segundo especialistas esse dado não é favorável. As crianças precisam primeiro ter uma sólida base educacional e formação moral, para discernir entre o certo e o errado, o permitido e o proibido e não ficar tão exposta na rede ou vulnerável a ações de criminosos cibernéticos. E mais uma vez há o equívoco do uso da internet. Sem contar os pais que usam a internet para vigiar ou ser "amigo"dos filhos, e usam isso como sinal de modernidade. Se não há diálogo, entendimento e/ou respeito em casa, não é a internet que irá salvar as relações familiares. Inclusive esta cheio de papais e mamães se expondo exageradamente na net afim de se mostrar jovem, antenado (alienado) e para fugir daquilo que se é, para tentar parecer aquilo que gostaria de ser.

A inclusão digital (alias não gosto deste termo) é necessária sim, mas antes disso é preciso investir em educação e na formação de crianças e jovens, para que eles usem a internet da melhor maneira possível. Porque aprender besteira é fácil, ainda com o acesso indiscriminado e sem limite à rede.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar