segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

De volta ao trabalho

Depois de quase 4 anos de ausência vou retomar meu trabalho no blog. Percebi que há muitas coisas para serem observadas e discutidas e aqui é um espaço que quero cultivar para expressar ideias e trocar ideias.
Olhando meu último post (sobre o Barcelona) percebo que apesar do tempo que passou o assunto continua atual. Algumas coisas acontecem de forma cíclica, outras mudam radicalmente e feliz ou infelizmente existem coisas que não mudam nunca.
Vou fazer um breve atualização dos principais fatos que aconteceram e daqui por diante me manterei atualizada.
Nos últimos anos desde a última vez que escrevi vejam só, o Corinthians ganhou tudo e o Tite se tornou "o cara" entre os técnicos do Brasil, mas o Brasil perdeu a Copa em casa de goleada (nem preciso relembrar os detalhes), e quem assumiu a seleção depois do vexame foi o Dunga, que nunca ganhou nada como técnico. O futebol do time canarinho vai mal das pernas e ainda para ajudar a Fifa entrou em colapso e o FBI está fazendo a limpa na cartolagem corrupta ( surpreendentemente tem coisas que mudam), a cúpula da CBF anda em apuros agora, e sobre o futuro do futebol brasileiro nos resta esperar para ver o que vai acontecer.
Na política as coisas vão mal, a Dilma se reelegeu em uma disputa acirrada e suja e agora o Brasil amarga uma recessão econômica que a tempos não se via. Aumento da inflação, queda do PIB, economia e mercado de trbalho instáveis e o governo rebolando para fechar as contas.
Já São Paulo continua caótica e além do normal agora temos racionamento de água, fechamento de escolas, ruas de lazer e muitas faixas exclusivas  ( para ônibus, bicicleta, pedestre), só que continua difícil organizar tudo isso. As obras do metrô vão a passo de tartaruga, assim como os carros nos congestionamentos e as bicicletas tentam ganhar espaço nessa loucura.
O setor de serviços no Brasil continua ruim, o McDonalds continua trash, a Starbucks se proliferou para salvar o nosso momento relax/café, um raio gourmetizador atingiu quase tudo e comer fora está cada vez mais caro. Agora com a crise que tem dinheiro vai para o exterior, fugir dos altos preços, da violência, da falta de perspectiva e dos pobres que vão voltar a viver como pobres e se virar para ter o básico, pagando caro para isso e sem muita perspectiva de futuro.
No cenário internacional tivemos Primavera Árabe, a queda de ditadores, a ascensão do islamismo radical, a crise de refugiados, atentados que chocaram o mundo e as catástrofes naturais não deram trégua, assim como a fome e pobreza na África e as guerras civis espalhadas pelo mundo que matam milhares todos os anos.
Cuba finalmente se abriu e iniciou um diálogo com os EUA, tudo isso intermediado por um papa argentino (primeiro sul-americano a receber tal título) de nome Francisco, que segue a linha popular e carismática de João Paulo II.
O Rio de Janeiro continua lindo e com bala perdida, arrastão na praia, guerra ao tráfico, invasão de favelas e tudo o mais, mas vai receber as Olimpíadas e ainda ninguém sabe o que esperar. Claro que o orçamento estourou, o prazo está apertado, promessas não serão cumpridas e muita gente está insatisfeita, mas a gente já passou isso na Copa e agora estamos aprendendo a lidar com os elefantes brancos. Não que seja novidade, mas uma epidemia dessa espécie a gente não estava acostumado, assim como nos acostumamos com o Aedes Aegypti que a princípio trazia a dengue no verão. A doença virou epidemia o ano todo e se transmutou, chegaram também a chikungunya e a zica, tudo transmitido por um insignificante mosquito que ninguém sabe como combater.
Bom muita coisa aconteceu, é difícil relembrar e resumir tudo. Na medida do possível vou me aprofundando sobre alguns pontos.
E quanto a mim, também mudei e fiz bastante coisas, mas é mais fácil resumir. Concluí a faculdade, comecei a trabalhar para o jornal japonês The Asahi Shimbun onde estou até hoje e participei de muitas coberturas interessantes, como as manifestações, eleições, coberturas políticas e esportivas. Fiz bastante entrevistas legais, conheci muita gente e aprendi várias coisas bacanas. Descobri que eu tinha falha no processamento auditivo, que me levou a um quadro de TDAH, estou em tratamento e isso me levou a descobertas interessantes. Depois de muitas dietas e engordar e emagrecer mil vezes, fui em um nutricionista e estou em processo de reeducação alimentar (não é exatamente fácil, mas é bom e o resultado é real) e esse ano prometo que vou levar o treino na academia mais a sério (se o tempo me permitir). Além da Bia, agora tenho um novo gatinho, o Dudu, que é o meu xodozinho. Ainda não tenho filhos, mas tenho dois afilhados que eu adoro.
E talvez o mais importante, eu me envolvi em um trabalho de pesquisa para o meu TCC com um grupo de sobreviventes da bomba atômica que vivem no Brasil e o trabalhou resultou em um livro. Adeus, Hiroshima - sobreviventes da bomba recomeçam a vida no Brasil, teve um pré-lançamento em setembro do último ano na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, em um evento que marcava os 70 anos da bomba e do fim da Segunda Guerra. Agora estou em negociação com uma editora e batalhando para enfrentar a burocracia de se distribuir um livro no Brasil. Ocorrerão mais eventos de divulgação e espero que em breve esteja disponível em todo o Brasil. Vender livro no Brasil não é fácil, mas depois conto mais detalhes sobre isso.
Para mim 2014 foi um ano de muitas conquistas e 2015 vem cheio de projetos. Espero esticar ao máximo meu tempo para poder fazer tudo e não deixar nada pelo caminho. Dessa vez realmente não quero deixar o blog em segundo plano. Quero fazer e agregar cada vez mais coisas. Vou dando notícias. Meu twitter e linkedin estão ativos e finalmente vou me render ao Facebook (não tive escapatória) e em breve estarei  no Instagram também.
Um ótimo 2016 à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar