segunda-feira, 29 de março de 2010

O jornalismo está de luto

O grande mestre das crônicas esportivas, Armando Nogueira deixa o jornalismo de luto. Dono de um estilo único que marcou a vida de todos aqueles que como ele, são apaixonados por futebol, Armando é aquela figura que permeou a infância daqueles que desde cedo acompanharam as transmissões esportivas no Brasil. Também pudera, o mestre cobriu quinze Copas do Mundo e sete Olimpiadas. Ficou mais conhecido pelo seu trabalho no jornalismo esportivo, mas antes de se dedicar á uma de suas maiores paixões, foi responsável pela criação do Jornal Nacional e esteve a frente do jornalismo da Rede Globo por mais de 20 anos. Amigo pessoal de Nelson Rodrigues que também escreveu crônicas esportivas, tinha no amigo uma referência.

Armando é aquela voz marcante que a gente reconhece assim que assiste um documentário esportivo, ou quando houve os comentários daqueles jogos antigos que de vez em quando revemos, numa espécie de saudosismo daquelas épocas em que o futebol era mais lirico e menos comercial. Em que havia somente talento e vontade ao invés de craques da midia e contratos milionários. Armando Nogueira era o expoente máximo do lirismo no esporte, era ele que sempre nos lembrava da fantasia do futebol arte e não nos deixava esquecer de lendas do futebol que encantaram o mundo como Garrincha e Pelé.

Comparo sua perda com a de Paulo Francis, outro grande mestre do jornalismo brasileiro, e que nos deixaram um tanto quanto desamparados, carentes de modelos a serem seguidos. Que seus legados continuem e sirvam de referência para tantos novos jornalistas que surgem munidos de ferramentas tecnológicas, mas desprovidos de ideais e convicções.

Hoje o jornalismo lamenta a perda de um mito e espero que no futuro não lamente a perda do respeito, da ética, do compromisso com a verdade e acima de tudo da falta de grandes jornalistas que se dedicam a profissão por amor.

Um comentário:

  1. O melhor comentarista esportivo que vi,sempre com uma visão imparcial e perfeita,um gênio!Um texto famoso dele: "Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola", não preciso dizer mais nada neh...

    ResponderExcluir

Seja o primeiro a comentar