quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Chega de Neymar!


Gente não costumo ficar dando audiência para quem não gosto ou para qualquer tipo de porcaria, mas não aguento mais abrir a página de esportes e ver notícias sobre o Neymar. O negócio é o seguinte, se o Santos joga bem e ganha, o Neymar é um craque, um gênio, chega até ser um mito. Quando o Santos perde,  a notícia é que o Neymar foi caçado em campo, que os marcadores são desleais e por aí vai. Se o garoto é tão perseguido pelos adversários, porque ele não é o jogador que mais recebe faltas no Brasileirão? Segundo o datafolha, o jogador que mais recebe faltas no campeonato é o Kléber do Palmeiras (será que é por isso que o Palmeiras tá tão mal, rs), e nem por isso o vejo choramingando a cada jogo. Claro que os defensores do moleque mimado vão dizer que o juiz não marca as faltas em cima dele, ou será que ele que não aguenta o tranco das divididas? Ou vão dizer que o Kléber não aguenta porrada pra caramba...

Vejam o último jogo contra o Ceará, o jogo tava movimentado e os dois lados criando chances, depois de ficar fazendo firula em tentativas de dribles mal sucedidos, o Neymar sumiu no segundo tempo e o Santos perdeu. Final da história a "estrelinha dando piti", reclamando de provocação e marcação (se ele não quer ser tocado devia jogar tênis). Aí muita gente abraça a causa dele e passa a mão na cabeça. Agora vamos aos fatos. O Ceará fez 10 faltas no jogo contra 20 do Santos (quem bateu mais?), o Neymar sofreu cinco, apenas uma a mais do o jogador que recebeu mais faltas do time cearense (porque sempre a história de que ele é caçado em campo, será que não faz parte do jogo?). Além disso o time do Ceara ganhou na bola, sem apelar e nem bater. Quem que criou confusão no final do jogo? E se outros jogadores do Santos foram agredidos é porque alguém criou uma confusão desnecessária (claro que um erro não justifica outro, e não estou defendendo políciais mal preparados, que deviam estar lá para promover a segurança e não incitar a violência). Voltando ao jogo. Analisando as imagens do final do jogo, quem começa a provocação, dando pisão no adversário, peitando e apontando dedo, mais um vez o menino metido a marrento da vila. E quem mesmo após o apito final quis ir pra briga? Queria ver se ele pegasse um jogador "porra loca" que fosse pro pau, se ele ia aguentar. Queria ver o que ele ia fazer se estivesse num jogo como aquele Corinthinas x Palmeiras, que o Edilson fez embaixadinha e tomou voadora do Paulo Nunes. Ou pegasse um cara que nem aquele argentino que pôs o Edmundo pra dormir (E olha que o Animal não fugia da briga).

O Neymar faz e acontece, porque ele acha que vive numa redoma de vidro, em que todo mundo vai ficar a vida toda passando a mão na cabeça dele. Ele se acha uma estrela, praticamente intocável. Mas as pessoas já estão começando a ficar de saco cheio (veja vídeo abaixo). O garoto despontou agora e acha que é um mito. Ainda precisa jogar muita bola pra chegar lá. Álias precisa jogar mais e falar menos. Vemos o caso do Robinho, o eterno rei das pedaladas de um jogo só. Até hoje é uma promessa que não vinga, fala demais, brinca demais, dança demais e joga de menos. Ficou só na promessa, e olha que poucos tiveram chances que nem ele.

Quero ver o Neymar jogar a Libertadores ano que vem, ou será que ele acha que os árbitros sulamericanos vão ser mais bonzinhos e deixar de perseguir ele. E numa Copa do Mundo ou Premier League, ele acha que vai ter moleza. E olha que lá na Inglaterra não é raro caso de jogadores que fraturam a perna numa entrada mais dura. Aí vai chorar de verdade. E ao contrário do que diz Dorival Júnior que apoia tudo que ele faz (tá criando uma cobrinha, até levar o bote), de que a maioria dos cartões (um dos recordistas do time santista) que ele toma é por reclamação, ele também recebe muitos cartões por entradas duras e as vezes desleais de quem tá tentando revidar. Dizem que ele revida na bola, acho que não. Álias os jogadores do Ceara se comportaram muito bem nessa questão do revide. O marcador que quase tomou a carretilha, em momento algum partiu para agressão. Mesmo com alguns pseudo reportéres (porque jornalista de verdade tem a função de informar os fatos e não tomar partido e nem incitar qualquer tipo de atrito) tentando por fogo na situação, perguntando se ele tinha ficado irritado e se o perseguiria no segundo tempo o jogador foi bem tranquilo na sua resposta, dizendo que aquilo fazia parte do jogo. E mais do que a resposta em palavras, ele mostrou a resposta dentro de campo, jogando com seriedade e lealdade.

Jornalista não tem que começar coletiva falando de rodízio de faltas ou outras bobagens do tipo, que mostram uma cobertura tendenciosa do assunto. E contribuem para o mundo da fantasia que estão criando em volta do novo Peter Pan. Sim, porque os "moleques da vila", não crescem nunca. O Robinho já tem quase 30 anos e ainda é chamado de garoto. Acho isso um disfarce para fugir da responsabilidade. Afinal garotos de 18 anos já devem ter noção de respeito e de realidade. Ou a Vila Belmiro poderá ser rebatizada de Neverland.

Enfim quero ouvir falar mais de futebol e menos de firulas e ataques de estrelismo nas páginas de esportes. Esse negócio de chegar em casa e desabafar ou bater boca no twitter e coisa de menino bobo e mimado. O mais triste é que o Neymar é um expoente dessa juventude, alienada e fútil. Que vive mais a fantasia do mundo cibernético do que a realidade. Estamos carentes de pessoas reais. De exemplos e carne e osso. De ídolos construídos com suor e esforço e não pelos marqueteiros e empresários.

http://sportv.globo.com/videos/v/comentaristas-do-redacao-sportv-analisam-a-confusao-no-final-do-jogo-do-santos/1336100/#/Programas/Redação%20SporTV/page/1

Para relembrar: Edmundo tomando porrada

3 comentários:

  1. HAHAAHA , falou tudo , Adorei o post , faço minhas as suas palavras kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. o q importa é q amamos ele de todo jeito ñ importa oq ele faz ou oq deixa de fazer!!
    by:Raílyane $antana
    em nome de todos os fãs(a)

    ResponderExcluir
  3. Grande Denise...
    Sou anti futebolista...
    A midia precisa parar de dar créditos a mascarados...
    Fiquei sabendo(ouvindo um comentário) num coletivo que o menino presenteia com um automóvel Celta toda menina que transa com o mesmo...
    O povo(principalmente as cocotinhas) precisa acordar para a realidade...
    Muitos residem sob pontes e viadutos e defendem esses futebolistas com garras e dentes...
    Tô cheio... fui!!!!
    Antonio Leitão

    ResponderExcluir

Seja o primeiro a comentar