quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Libertadores 2016

O post está um pouco atrasado, mas não poderia deixar de deixar algumas observações sobre o início da Libertadores antes de o bicho começar a pegar. Até porque previsões, especulações e palpites é uma coisa e no decorrer da competição muitas vezes somos surpreendidos.

Corinthians: Depois do desmanche Tite mais uma vez se mostra capaz de reconstruir o time e manter o padrão de jogo. É claro o time ainda sofre com a falta de entrosamento e de boa condição física com os reforços, mas vai usando o Paulistão para dar forma ao time. Não tem jogado bem mas tem conseguido resultados. Talvez nesse momento resultados sejam melhores do que jogar bonito. No primeiro jogo no Chile, jogou mal, sofreu com a marcação do Cobresal, faltou muitas vezes técnica para por a bola no chão e dar cadência ao jogo. Mas conseguiu um gol no finalzinho do jogo que lhe valeu os três pontos, é certo que foi contra, mas foi também insistência de um time que mesmo não apresentando um futebol exuberante busca o gol e aproveita as oportunidades que tem para marcar e buscar os resultados que precisa.

São Paulo: Um pouco diferente é o time do São Paulo, no papel é uma boa equipe, mas na prática parece que falta vontade. O time do São Paulo com novo treinador e alguns reforços está tentado ter um padrão de jogo e acertar o time. Tem muita posse de bola, mas cria pouco. Se esquece que posse de bola não é sinônimo de vitória, não adianta ter a bola e não ter gana de ganhar, de fazer o gol, de brigar e acreditar em cada bola. Além de não vir se apresentando bem, teve dificuldades na pré-Libertadores contra o limitado César Vallejo e conseguiu a façanha de perder para o The Strongest em casa. Tem feito muito pouco pelo elenco que tem e e os problemas internos e crises acontecem com muita frequência e afeta o ambiente de trabalho. Em um grupo que tem River Plate, atual campeão, perder para o The Stronguest em casa é péssimo, mesmo porque a equipe boliviana costuma usar o fator casa/altitude para faturar nove pontos em seus domínios. O derrota do São Paulo o colocou em situação complicada, mas como falei uma coisa são palpites, a outra é o jogo jogado. O River na última edição é prova de que dentro de campo tudo pode acontecer.

Palmeiras: O Time do Palmeiras era um dos que parecia mais pronto no começo de temporada. Manteve o treinador e time do ano passado, além de trazer reforços. O Palmeiras tem um elenco numeroso, que não consegue formar um time. Falta padrão de jogo e talvez falte jogadores que possam fazer a diferença. O meio de campo cria pouco, tem muitos jogadores de marcação e poucos de criação. Para mim ainda é uma incógnita. Começou empatando fora de casa que não é um mau resultado, mas não vem se apresentando bem e a pressão sobre Marcelo de Oliveira parece que tem gerado mal estar e fagulhas de crise as vezes parecem querer aparecer.

Atlético Mineiro: Dos clubes brasileiros parece ser o que chegou mais pronto nesse início de temporada. Perdeu poucos jogadores e trouxe reforços. O Atlético a várias temporadas tem conseguido manter sua base, tem sempre entrado nos campeonatos para brigar por títulos. Tem um bom time, dinâmico, bem treinado, apesar de ter trocado de técnico, Diego Aguirre conseguiu manter a essência do futebol que time mineiro tem apresentado nas últimas temporadas. Na primeira rodada, ganhou de virada fora de casa. Ótimo resultado. Não assisti ao jogo, vi apenas alguns lances, mas o time atleticano parece realmente estar bem preparado para essa Libertadores. Hoje estreia em casa contra o Independiente del Valle e deve estrear seu mais ilustre reforço. Repatriado da China Robinho vem para mostrar se pode ser um novo Ronaldinho Gaúcho e ser o maestro/garoto propaganda desse time. Resta saber se ela ainda tem lenha para queimar.

Grêmio: Não vi o jogo de estreia do Grêmio na Libertadores e nem tenho acompanhado o time gaúcho. Também é um time que manteve sua base e seu treinador e teoricamente está mais pronto nesse início de temporada. Perdeu fora de casa na estreia para o Toluca do México, não é um péssimo resultado. O grupo não é fácil, mas é preciso esperar as próximas rodadas para ver como vai ser o desempenho das equipes.  Vou tentar acompanhar as próximas rodadas para avaliar melhor o tricolor do Ria Grande do Sul.

Enfim ainda é muito cedo para definir favoritos e arriscar palpites. Muitos times ainda nem estrearam e muita coisa ainda pode acontecer. Para alguns grupos hoje já começou a segunda rodada, dos clubes brasileiros apenas o Atlético-MG joga hoje, contra um time sem tradição e podendo somar 6 pontos em dois jogos garantindo a liderança do grupo. Na próxima semana teremos mais emoção com Corinthians, Palmeiras, Grêmio e São Paulo entrando em campo, principalmente com os dois últimos tendo que correr atrás do prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar