quarta-feira, 5 de maio de 2010

Abril Vermelho


Outro dia numa discussão mais acalorada na sala de aula, um professor defendeu o sindicalismo e disse que movimentos como o Ficha Limpa só servem para estereotipar e criminalizar os movimentos sociais. Ele alegava que maioria dos manisfestantes já foram fichados pela policia e assim seriam impedidos de disputar cargos públicos. Tudo bem, há uma certa razão, mas devemos ter um olhar mais atento aos movimentos sindicais. Tomemos como exemplo o MST, no último mês eles promoveram o Abril Vermelho, movimento de marcha dos manifestantes pelo pais e invasão não só de terras como também de prédios públicos, em protesto contra a criminalização dos movimentos sociais e defesa da reforma agrária.

Para quem não sabe, o Abril Vermelho teve origem a cerca de 15 anos atrás, em protesto contra a morte de 22 pessoas no Masacre de Eldorado dos Carajás, em que manifestantes se confrontaram com a policia, durante uma invasão no Norte do pais.

Desde então eles elegeram o mês do confronto(Abril), para promover uma serie de invasões, que dizem eles ser em prol da causa social. Só nesse ano foram 42 invasões.

Que as pessoas devam se organizar e lutar por suas causas, isso não se discute. Mas o que não pode é virar baderna, virar movimento politico, agir somente em prol dos interesses de seus lideres que muitas vezes se valem do rótulo de movimento social para praticar crimes. O que aconteceu em Eldorado dos Carajás é indiscutivelmente absurdo, nem a policia e nem ninguém tem o direito de matar pessoas sumariamente. A policia errou feio, agiu como bandido, mas até a ai pagar na mesma moeda, é criar um circulo vicioso de terror e sofrimento.

Eu fico triste quando vejo pessoas armadas, invadindo terras produtivas, saqueando fazendas, destruindo plantações. O verdadeiro camponês, o agricultor, que cultiva, cuida e da valor a terra, não faz isso. Por mais que haja irregularidades, há meios legais para se resolver isso e não é destruindo que a solução virá. E é exatamente nesse ponto, que os integrantes do movimento deixam de brigar por uma causa para agir como criminosos. É tênue a linha que separa gente de bem, de oportunistas e bandidos disfarçados de manifestante.

É por isso que temos que olhar atentamente para os movimentos sindicais antes de levantar uma bandeira, defender uma causa ou simplesmente tomar um partido. Que a criminalidade está dentro de muitos movimentos sociais, isso é fato, triste porém verdadeiro. Cabe as pessoas de bem resgatarem os verdadeiros propósitos de suas causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar