quarta-feira, 28 de abril de 2010

Para votar melhor

Hoje em dia com a popularização da internet já é possível fazer uma varredura virtual a respeito dos futuros candidatos a cargo público. Antes de escolher seus candidatos o eleitor pode fazer uma consulta a um dos diversos sites da ONG Transparência Brasil, que permitem conferir doações de campanha, notícias sobre corrupção ou desempenho particular, além de poder acessar a página virtual de diversos orgãos federais e estaduais como o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira abaixo algumas das ferramentas para pesquisar a respeito do assunto:


Tribunal Superior Eleitoral

Demonstra a responsabilidade de candidatos que já concorreram em pleitos anteriores com a prestação de contas da campanha, revelando a origem de doações e o destino das despesas.

Como pesquisar: Clique na aba eleições. Em seguida, na coluna da esquerda, em prestação de contas. Escolha o ano da eleição desejada e clique novamente em prestação de contas. O sistema de busca permite escolher Estado, tipo de candidatura, partido e nome ou número de candidato naquele pleito.
www.tse.jus.br

Tribunal de Contas da União

O Cadastro de Reponsáveis com Contas Julgadas Irregulares (Cadirreg) é um arquivo que reune o nome de todas as pessoas físicas ou jurídicas cujas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas tenham sido julgadas irregulares pelo tribunal.

Como pesquisar: Na página inicial, na coluna à esquerda, clicar no link “contas julgadas irregulares”. O eleitorpode realizar a consulta digitando todo ou parte do nome do candidato, ou o CPF. Permite ainda pesquisa por CNPJ ou número de processo.
www.tcu.gov.br

Projeto Excelências

O site, vinculado à ONG Transparência Brasil, é uma boa ferramenta da controle da atuação política no país. Permite pesquisar informações desde a produção parlamentar, separando os projetos de impacto dos demais, até variação patrimonial do político (no caso de já ter participado de mais de uma eleição em que apresentou declaração de bens).

Como pesquisar: Escolha o tipo de informação desejada, clicando em um dos tópicos sob o nome agrupamentos, em uma janela à esquerda de tela, ou faça a seleção por região, clicando nos mapas. A partir daí, selecione a casa parlamentar e o nome do político.
www.excelencias.org.br

Supremo Tribunal Federal

Apresenta complicações judiciais envolvendo o candidato. O fato de um candidato ter seu nome vinculado a um recurso no STF não significa que seja réu. Pode ser o demandante de um processo ou até atuar como advogado. É preciso cuidado ao verificar os eventuais processos.

Como pesquisar: Pssar o cursor sobre a aba processos, clicar em acompanhamento processual e realizar a pesquisa pelo nome desejado.
www.stf.jus.br

Contas Abertas

O site do portal Contas Abertas permite ao eleitor acompanhar os gastos públicos de todos os poderes. O portal oferece ainda, a possibilidade de realizar cursos sobre execução orçamentária. O interessado pode acompanhar o destina do recurso obtido com os impostos e as transferências feitas pela União para Estados e municípios.

Como pesquisar: Poe meio de uma barra no alto, o interessado pode optar por pesquisar orçamentos, acessar notícias e links para outras páginas.
www.contasabertas.uol.com.br

Contralodoria Geral da União

No site, é possível consultar os relatórios das fizcalizações de municípios, feitas periodicamente e por meio de sorteio que, eventualmente, apontam irregularidades vinculadas à transferência de verbas da União e sua aplicação pelas administrações municipais.

Como pesquisar: Na página inicial, clicar no link Sorteios: Fiscalização de Estados e municípios. Em seguida, no link Busca de relatórios de fiscalização e de municípios sorteados. Abusca pode ser feita pelo Estado ou pelo período desejado.
www.cgu.gov.br

Vote consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar