quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais um dia triste


Hoje pela manhã fiquei comovida com a primeira página dos jornais, um pai desesperado agarrado ao corpo do filho morto. Mais uma vitima dos deslizamentos causados pela chuva no Rio. A cada tragédia fico comovida e reflito sobre as causas de tamanha destruição.

Acredito que em primeiro lugar, devemos entender que não podemos enfrentar a força da natureza e ela não precisa mais nos dar exemplo disso, ou precisa? Nos últimos meses foram terremotos, enchentes, desabamentos e muitos mortos. O que mais pode acontecer? Será que sempre foi assim ou nos últimos anos essas catástrofes tem aumentado? Será que a interferência do ser humano na natureza tem relação com os fatos ocorridos ou é simplesmente a ira divina? Não quero apontar culpados, porque no fundo acredito que todos nós temos nossa parcela de culpa, seja por jogar papel na rua, seja por morar em áreas risco, seja por devastar a natureza ou seja simplesmente pela indiferença aos problemas que estão bem embaixo do nosso nariz e só percebemos quando batem a nossa porta ou se escancaram na tela da nossa televisão.

Dizer agora que foi falta de verba do Governo Federal, má administração dos governantes, falta de colaboração da população ou qualquer coisa do tipo, não vai desfazer o que já aconteceu ou trazer de volta a vida de pessoas que se foram para sempre. Amanhã ou depois todo mundo já esqueceu e continuarão a levar suas vidas e daqui a pouco fazer planos para Copa do Mundo 2014, Rio 2016 e por ai vai. Será que a vida das pessoas que tiveram suas vidas e familias devastadas por essas tragédias vai um dia voltar ao normal?

É importante que não deixemos que daqui a pouco tudo vire apenas dados estatisticos e esperemos a tragédia bater em nossa porta mais uma vez. Vamos tomar atitudes a partir de agora, vamos tentar evitar que a tristeza tome conta de todos nós e que nos encha os olhos de lágrimas a cada vez que abrimos um jornal ou ligamos a televisão.

Uma prece àqueles que não poderão mudar a história e nem presenciar dias melhores.


OBS: Parabéns a população do Rio de Janeiro pela imensa demonstração de solidariedade e empenho.

2 comentários:

  1. Pois é. Um amigo meu ficou com águ apelos joelhos na terça. Engraçado que podia notar (mesmo em palavras pois estávamos conversando no msn) que ele não estava normal, tinha passado pelo choque. Isso porque ele estava apenas com água pelo joelhos. E as pessoas com água sobre as cabeças? Realmente Dê, foi mais uma tragédia de muitas, e para muitas pessoas será apenas um fato que passará. Não podemos perder o coração.

    Beijos
    Seu blog está muito bom!

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu querido!!! Que não deixemos os números dessa tragédia serem esquecidos.

    ResponderExcluir

Seja o primeiro a comentar