domingo, 18 de abril de 2010

McTrash



Na última semana, tentei mais uma vez fazer uma refeição digna no McDonalds...em vão. Definitivamente a rede de fast food não tem mais um padrão de qualidade. Ah! Detalhe que fui a loja da Av. Paulista que costuma ter, como a própria gerente me disse, um padrão elevado para atender o público da região.

Para começar meu lanche veio todo troncho, tinha mais queijo na caixa do que no lanche, a Coca-Cola aguada como sempre, tinha mais gosto de xarope do que nunca, e as bandejas, simplesmente viraram artigo raro no McDonalds. Agora você vai lá faz o seu pedido, e eles enfiam tudo num saco e te entregam junto com o copo que você tem que levar na mão, e isso mesmo quando você vai comer lá. A explicação da gerente é que são recomendações da rede, porque no horário de maior movimento não há bandejas disponíveis para todos, justo no McDonalds pobrezinhos, vamos fazer uma campanha para arrecadar bandejas para eles? Ou melhor eles poderiam reverter parte do dinheiro arrecadado no McDia Feliz e dar um upgrade nas lojas né? E a sustentabilidade cadê? Ou será que é bacana pra natureza aquele monte se saco de papel sendo jogado fora todo dia desnecessariamente. E também facilitaria o trabalho deles já que o lixo está sempre cheio e você tem que dar uma mãozinha quando vai jogar seu saco, dando aquela empurradinha pra caber um pouco mais...

E a história do sorvete, você vai no balcão compra o sorvete e depois tem que ir naquele quiosque, que geralmente fica na porta da loja para pegar. Então em horário de movimento você pega fila duas vezes. A explicação, sim há uma explicação, é que lá dentro não tem todos os ingredientes para preparar os sorvetes...E o jeito que o sorvete vem, outro dia o meu sundae veio com os canudinhos de wafer todos quebrados e o cara colocou aquela farofa de paçoca com uma colher porque o dispenser estava quebrado, daqui uns dias eles vão colocar com a mão porque não tem colher suficiente.

E depois dessa agradabilíssima refeição, fui até o banheiro. A cena dos papéis extrapolando os limites do cesto de lixo já é normal, mas ao me dirigir ao toalhete propriamente dito, eis a surpresa, ao levantar a tampa do vaso sanitário, eca, nem preciso dizer o que encontrei né? Sai correndo do banheiro e só não vomitei porque meu estômago é forte.

Mas o melhor foi no final, depois de tudo isso, resolvi que não aguentaria tudo calada, e me dirigi até o balcão para fazer uma reclamação formal. Ao solicitar a presença do gerente, uma funcionária que deveria ser a líder, me deu um caderno, sim um desses cadernos de levar para a a escola e pediu que eu escrevesse a minha reclamação que depois ela entregaria ao gerente. Ahan, entregaria sim, me trata como idiota que eu já estou acostumada...Até cogitei escrever, mas depois pensei melhor e cheguei a conclusão de que aquilo era um absurdo. Depois de esperar uns quinze minutos, solicitei à mesma funcionária o nome do responsável pela loja, e ela hesitou em me dizer, me ofereceu um numero de telefone para fazer reclamações e ofereceu o canal da Internet também, eu que já estava de saco cheio não queria mais saber de nada a não ser o nome do responsável pela loja. Eis que apareceu a gerente da loja, ela foi muito educada, se desculpou, me deu todas as explicações que eu citei acima e prometeu verificar a origem dos erros e corrigi-los, para que da próxima vez eu tenha um melhor atendimento. Informei a ela que muito provavelmente não haverá próxima vez. A não ser que eu deixe mais uma vez me enganar pelas lindas fotos expostas nos cartazes que não condizem em nada com aquilo que comemos, mas que dá água na boca, ah isso dá. Mas vou resistir bravamente.

Agradeci a atenção da Fernanda(é esse o nome da responsável, e se precisarem não hesitem em chamá-la) e fui embora, seguindo em minha semana de fúria pela cidade.

A minha indignação com a rede McDonalds é que não foi a primeira vez, que me senti mal atendida e desrespeitada. E eu não sou a única a reclamar, várias pessoas que eu conheço tem dito que a qualidade do McDonalds caiu demais. E os funcionários, em sua maioria jovens só faltam falar com você em manês(a linguagem dos manos, tá ligado). E o uniforme então, está cada vez mais feio. Das camisas listradas de botão passaram para uma horrorosa camisa pólo, daquelas bem sem-vergonha. Daqui a pouco eles vão usar camiseta com propagando eleitoral, ou então cada um traz a sua de casa. E o uniforme dos gerentes tadinhos, desbotados, com gravatas puidas e botões mal pregados, mas uma finalidade para o dinheirinho arrecadado na campanha dos Big Macs, ah esqueci que assim não dá pra deduzir do imposto de renda e nem se passar por bonzinho.

Quero salientar que em geral atendimento nas grandes redes no Brasil é péssimo. Porque eu gosto de pessoas que me tratam com respeito e educação e não como se eu fosse amigo da rua, da balada, da quebrada ou sei lá. E quero também deixar claro, que isso não é um problema do McDonalds, mas da falta de preparo dos funcionários no Brasil. Nas redes de fast food fora do Brasil, ainda há um padrão de atendimento.

É triste, mas no Brasil falta mão de obra qualificada, inclusive para os trabalhos mais simples, como atender uma mesa ou manter a limpeza e organização de uma loja. Será falta de oportunidade ou falta de vontade?

OBS: A loja citada fica na Av. Paulista, perto da estação Brigadeiro do metrô.
O nome da funcionário mal humorada que me veio com um caderninho para anotar o reclamação, é Janaina.
Vale frisar e eficiência e atenção do funcionário Cristovam. Se forem lá, espero que sejam atendidos por ele.
Ah! Essa é importantíssima, por mais que se sintam tentados em sentar na parte externa, não façam essa bobagem, ou então terão que disputar sua refeição com as pombas, e elas chegam a ser piores que abutres. Um vacilo e lá se foi sua batatinha.

Um comentário:

  1. Saudades do makudonarudo é?! hehehehehe

    Postei uma enquete no meu blog, e gostaria que você desse uma olhada.
    Passa lá quando puder!
    http://colunaumpoucodetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja o primeiro a comentar