quarta-feira, 14 de abril de 2010

Manifestações: dois pesos, duas medidas



Carta dos médicos residentes à população do Brasil

Brasil, 14 de Abril de 2010.

Hoje os cidadãos que estão passando pelas ruas e vendo os médicos residentes protestando, merecem saber os motivo que nos levaram à essa paralisação, afinal são usuários do SUS e também pagam a conta dos serviços públicos de saúde.

O médico residente não é estudante de medicina, como muitos pensam, é um profissional formado, que passou por seis anos de faculdade e por um concurso difícil, já que não há vagas de residência para todos os interessados.

A Residência Médica é uma pós-graduação em que aprendemos uma especialidade. Esse aprendizado é adquirido através de trabalho na área em que estamos interessados. Atualmente, a lei preconiza que podemos trabalhar até 60h(sessenta horas) semanais, sendo que ainda em muitos serviços a carga de trabalho semanal passa de 100h(cem horas).

Para nos mantermos durante o período de residência recebemos uma bolsa. Atualmente, nos serviços em que são respeitadas as 60h semanais recebemos cerca de R$6(seis reais) por hora de trabalho.

Ao contrário dos demais trabalhadores do Brasil, que trabalham 44h semanais, nós não temos 13 salário, FGTS, adicional de férias ou adicional de insalubridade, mas somos obrigados a pagar Imposto de Renda e INSS.

O resultado disso é que, para complementar nossa renda, trabalhamos em serviços além daqueles da nossa residência, nas madrugadas e finais de semana que temos livres. Com isso resta pouco tempo para estudar, dificultando o processo de formação e muitas vezes comprometendo à assistência à população pela sobrecarga de trabalho.

Nesse momento, os médicos residentes do Brasil solicitam que a população apoie esta causa. Exigimos respeito e precisamos de condições de trabalho dignas para podermos oferecer atenção de qualidade(integral e universal) que o povo brasileiro merece e tem por direito, garantido na Constituição.

Estamos exigindo reajuste de nossos vencimentos - último há quatro anos, 13 bolsa, data para reajuste anual e licença maternidade de seis meses para as médicas residentes.

Alem disso, gostaríamos de contar com a fiscalização eficaz para que o médico residente sempre seja assistido por colega especialista experiente, que se respeitassem o limite de horas legais, e que possamos descansar após os plantões - imaginem ter que trabalhar por mais de 24 horas consecutivas!

Esperamos, além de garantir nossos direitos, contribuir por uma assistência à saúde de maior qualidade. A nossa manifestação não visa prejudicar e sim promover melhorias no Sistema Único de Saúde, conquista do povo brasileiro. o qual também defendemos e valorizamos.

Esperamos que essa mensagem seja multiplicada! Divulgue no seu trabalho, na sua escola, na sua igreja: os jovens médicos que no dia 14 de Abril de 2010 não foram aos hospitais estão apenas exigindo o respeito que merecem como trabalhadores.

Atenciosamente,

Médicos Residentes do Brasil.

http://www.anmr.org/home.php
http://www.anmr.org.br/

Reproduzida na integra a carta distribuída na manifestação que aconteceu hoje na Av. Paulista.

A PM e a CET prestaram serviço durante a manifestação e não foi registrado nenhum incidente.

OBS: Em contra ponto ontem os metalúrgicos pararam a mesma avenida para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário.
Acho que nem é preciso explicar mais nada, reflitam e tirem suas próprias conclusões.

3 comentários:

  1. Dê, tô acompanhando. Continue escrevendo! É bom pq vc fala sobre tudo!

    Bj

    Álvaro

    ResponderExcluir
  2. Não subestime os metalúrgicos!
    Conheço um que de tanto reivindicar, acabou ficando rico sem trabalhar, e ainda virou presidente!

    ResponderExcluir
  3. É exatamente esse o ponto Thiago...meu medo é que mais deles obtenham esse êxito, enquanto outros que de tanto estudar e trabalhar não chegam a lugar nenhum.

    ResponderExcluir

Seja o primeiro a comentar